🌹Cada ciclo da vida é repleto de desafios, acompanhado por mudanças físicas e emocionais.
A pré-adolescência e adolescência, marcam um período de transição e desenvolvimento na construção do EU, aonde deixar de ser criança e ainda não ser adulto, traz inúmeros questionamentos, conflitos, ansiedade, medos, timidez, atitudes impulsivas, mudanças hormonais, depressão, entre outros.
Na adolescência feminina, as meninas passam pela menarca (primeira menstruação) e a partir daí, começam a enfrentar alterações de humor, TPM, cólicas menstruais e acne devido as mudanças hormonais.
🌹A Aromaterapia, através do uso de óleos essenciais é uma excelente aliada para amenizar essa fase de intensas mudanças.
Para estados emocionais sugiro alguns óleos essenciais:
Bergamota (Citrus bergamia) : como sedativo para ansiedade, antidepressivo e revigorante, amenizando estados de melancolia.
Petitgrain (Citrus aurantium var. amara): sedativo, encorajador para casos de intensa ansiedade, proporcionando estado de equilíbrio.
Para auxiliar nos problemas hormonais, destaco:
Gerânio ( Pelargonium graveolens): tônico e adstringente para acne, ansiolitico, ameniza nervosismo, depressão, TPM, atuando como equilibrador.
Manjerona-verdadeira (Origanum majorana): alivia cólicas menstruais, reduz inchaço, importante no tratamento da ansiedade, irritabilidade, nervosismo e tristeza.
Os OE’s acima citados devem ser usados, de forma terapêutica (via inalatória, compressa e/ou massagem).
🌹São muitos os óleos essenciais indicados para as diversas queixas na adolescência, ressalto a importância da consulta com Aromaterapeuta, para a elaboração e acompanhamento do protocolo específico e individual (dosagem e duração do tratamento).
texto feito pela Aromaterapeuta Dina Laura